sábado, 16 de abril de 2011

Quem foi o criador da internet?


Navegar numa rede tão gigantesca como a internet e de uma forma tão fácil só é possível porque o físico inglês Tim Berners-Lee inventou o browser, os links de hipertexto, o protocolo de transferência http, as URLs com os endereços dos sites e formou a imensa teia que ele batizou como World Wide Web.

Enfim, ele possibilitou que qualquer pessoa pudesse acessar a internet e desfrutar do seu conteúdo. Mais do que isso, Berners-Lee cuidou de estabelecer padrões para a criação de sites interativos, dinâmicos, inteligentes. Antes da WWW, a internet já existia, mas com outra aparência e uma proposta menos atraente.

Desde sua invenção, em 1991, Tim Berners-Lee preferiu o anonimato e ainda transferiu seu conhecimento para o W3C, uma espécie de consórcio que deu encaminhamento e até hoje cuida da WWW. Diante desta opção, Berners-Lee também não ficou rico, diferentemente de muitos outros fenômenos que surgiram com a abertura da internet.

Mas, o reconhecimento pela contribuição do físico tem unanimidade.Foi agraciado com o Nobel da tecnologia, o prêmio Millenium. E por mais que queira se limitar aos bastidores de seu laboratório, não vai conseguir. É hora da colheita.

O altruísmo com que presenteou a sociedade com a WWW e os incontáveis benefícios que sua invenção está trazendo à humanidade, nesta era digital, tornam Tim Berners-Lee uma espécie de mito.

"legal né"?

2 comentários: